Mundo

Seis presidiários de Guantánamo chegam ao Uruguai em dezembro

Prisão na base militar de Guantánamo foi aberta pelos Estados Unidos em 2002 no âmbito de sua guerra contra o terror após os atentados de 11 de setembro de 2001

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 14:19
Montevideo - Os seis prisioneiros da prisão americana de Guantánamo que o Uruguai acolherá como refugiados chegarão ao país antes do fim do ano, informou nesta quinta-feira (4/12) a imprensa local.

"Os detalhes da transferência já começaram a se ajustar entre os dois governos e o objetivo é que se concretize nos últimos dias de dezembro", indicou o semanário Búsqueda citando fontes cientes dos preparativos.

O Búsqueda foi a publicação que informou em março sobre a negociação entre o presidente José Mujica e seu colega americano Barack Obama para transferir presos da controversa cadeia aberta por Washington em sua base naval em Cuba.

Depois de defender com unhas e dentes sua ideia, durante a campanha eleitoral Mujica buscou diminuir a polêmica indicando que analisaria o tema com o próximo governo. Após as eleições o presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vázquez, apoiou a iniciativa indicando que será um gesto humanitário.

[SAIBAMAIS]A poucos dias de deixar seu cargo, a embaixadora dos Estados Unidos no Uruguai, Julissa Reynoso, disse ao Búsqueda que não pode fornecer detalhes, mas ressaltou que seu governo deseja que o assunto seja encerrado. "Temos um compromisso do governo de que será assim", indicou Reynoso.



A prisão na base militar de Guantánamo foi aberta pelos Estados Unidos em 2002 no âmbito de sua guerra contra o terror após os atentados de 11 de setembro de 2001. Obama se comprometeu em diversas ocasiões a fechá-la antes de finalizar seu mandato, em janeiro de 2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação