Mundo

Cerca de 10.000 russos integram o exército de rebeldes ucranianos

Além dos russos, o exército ucraniano deteve mercenários procedentes de Israel, Sérvia, Espanha e inclusive do Brasil

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 14:50
Kiev- As forças rebeldes no leste da Ucrânia contam com mais de 32.000 homens, dos quais até 10.000 são militares russos, afirmou nesta quinta-feira (4/12) o ministério ucraniano da Defesa.

"No dia de hoje, 32.400 pessoas combatem no território do Donbass (região do leste da Ucrânia), dos quais entre 6.000 e 10.000 são militares das forças armadas russas e os demais são mercenários" estrangeiros ou moradores locais, disse Olexandre Rozmaznin, funcionário de alto escalão do Estado-Maior do exército ucraniano.

Nos últimos dias, 299 soldados russos morreram e 190 ficaram feridos no aeroporto de Donetsk, epicentro de intensos combates há meses, afirmou. Entre os mercenários, os chechenos - fiéis ao presidente de sua república do cáucaso russo, Ramzan Kadyrov - constituem o maior grupo, seguidos pelos cossacos russos, segundo Rozmaznin.



Além dos russos, o exército ucraniano deteve mercenários procedentes de Israel, Sérvia, Espanha e inclusive do Brasil, afirmou o funcionário, cujas declarações não puderam ser confirmadas por fontes independentes.

A Ucrânia e o Ocidente acusaram várias vezes a Rússia de apoiar militarmente os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia, e de ter mobilizado tropas regulares neste território. Moscou nega estas acusações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação