Mundo

EUA: ministro diz que polícia de Cleveland fez uso excessivo da força

Eric Holder declarou que esta conclusão era resultado de uma investigação federal realizada durante um ano e meio em Cleveland

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 17:05
Washington - A polícia de Cleveland (onde um menino negro de 12 anos foi morto por um policial em novembro) faz uso excessivo da força, indicou nesta quinta-feira (4/12) o ministro americano da Justiça.

Eric Holder declarou que esta conclusão era resultado de uma investigação federal realizada durante um ano e meio em Cleveland (Ohio, norte). "A investigação determinou que há razões para crer que a polícia de Cleveland (...) pratica um uso da força irracional e desnecessário, violando a Quarta Emenda da Constituição", assegurou Holder, ele mesmo um homem negro, durante visita a Cleveland.

Holder se comprometeu a visitar as várias polícias do país após os recentes casos de morte de vários negros americanos por policiais brancos. A investigação à qual se referiu, iniciada em março de 2013, avaliou as práticas de uso da força pela polícia de Cleveland, onde foram observados vários incidentes graves no passado.

Seus resultados são publicados pouco após a morte de Tamir Rice, um garoto negro de 12 anos, atingido a tiros no final de novembro por um policial quando brincava com uma arma de brinquedo em uma área de recreação.

Para resolver as questões levantadas pela investigação, o Departamento de Justiça e a cidade de Cleveland concluíram que era necessário dar início a uma série de reformas.



"As medidas concretas, reais e práticas devem ser tomadas para garantir não só que a polícia cumpra seus deveres constitucionais, mas também para promover a segurança pública, a dos agentes, a confiança e cooperação, transparência e legitimidade" disse o secretário.

Esta declaração vem um dia após o anúncio por um grande júri em Nova York de que um policial branco não será acusado após a morte de um pai de família negro. No entanto, o governo iniciou uma investigação federal por possíveis violações dos direitos civis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação