Mundo

Secretário-geral da ONU impulsionará acordo climático em Lima

No mês passado, China e Estados Unidos chegaram a um acordo de redução das emissões de gases de efeito estufa

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 17:07
New York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, viaja a Lima na próxima semana para avivar a tomada de decisões e garantir um esboço de acordo sobre a redução das emissões durante a cúpula do clima, que deve ser adaptado em Paris no ano que vem.

Ban assegurou nesta quinta-feira (4/12) que quer "manter as ambições elevadas" na Conferência sobre Mudanças Climáticas de Lima (COP20), que começou na segunda-feira (1/12) na capital peruana e terminará no dia 12 de dezembro. "Estamos decididos a apoiar o impulso gerado pelos recentes e importantes anúncios feitos por Estados Unidos, China, União Europeia (UE) e, ontem, pela Alemanha", disse Ban a jornalistas na sede da ONU em Nova York.

No mês passado, China e Estados Unidos chegaram a um acordo de redução das emissões de gases de efeito estufa. Depois, a UE ofereceu um compromisso similar e a Alemanha adotou na quarta-feira um plano de ação neste sentido.



Ban saudou todos estes passos "animadores" e disse esperar que em Lima "se alcance um esboço de acordo que possa ser finalmente adotado em Paris".

Negociadores de 195 países esperam redigir este esboço para responder ao desafio das mudanças climáticas. O texto resultante deve ser adotado em uma conferência chave que será celebrada em Paris em dezembro do ano que vem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação