Mundo

Governo e separatistas anunciam cessar-fogo para próxima semana na Ucrânia

No campo diplomático, o secretário de Estado americano, John Kerry, assegurou aos membros da OSCE que Washington não está buscando confronto com a Rússia

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 17:32
A presidência ucraniana e os separatistas pró-russos anunciaram nesta quinta-feira (4/12) um cessar-fogo total no leste rebelde a partir de 9 de dezembro, em uma nova tentativa de acabar com meses de combates.

[SAIBAMAIS]No campo diplomático, o secretário de Estado americano, John Kerry, assegurou aos membros da OSCE reunidos em Basileia que Washington não está buscando confronto com a Rússia na crise ucraniana, no momento em que Vladimir Putin voltou a acusar os ocidentais de inventar pretextos para enfraquecer seu país.

Em Kiev, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, surpreendeu ao anunciar que "o ;dia da calma; começará no dia 9 de dezembro". E, contra toda expectativa, as autoridades das duas repúblicas autoproclamadas do leste separatista do país confirmaram este acordo.

"O grupo, que inclui militares ucranianos e nossos, concordaram com a mediação da OSCE e da parte russa de suspender os disparos a partir de 9 de dezembro", indicou o presidente do "parlamento" da República autoproclamada de Donetsk (DNR), Andrei Purguin, citado pela agência de notícias Ria Novosti.

O acordo "oral", que ainda não foi assinado, foi alcançado "porque todo mundo está cansado dos disparos sem sentido (...) que fazem sofrer os civis", explicou uma fonte do "ministério da Defesa" da DNR.



"Se for respeitado, a retirada das armas pesadas (da linha de frente) começará em 10 de dezembro", indicou à AFP uma fonte da presidência, segundo a qual trata-se de um procedimento previsto nos acordos de paz assinados em setembro em Minsk.

As tréguas precedentes seguidas dos acordos de Minsk falharam em acabar com o conflito que causou, segundo a ONU, mais de 4.300 mortos desde o início de abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação