Mundo

Justiça russa condena quatro homens por cumplicidade em atentados

Atentados em que os homens estão envolvidos foram os mais mortíferos desde os realizados por islamitas no aeroporto de Domodedovo, em 2011

Agência France-Presse
postado em 05/12/2014 12:08
Moscou - A justiça russa condenou nesta sexta-feira (5/12) a penas de prisão de até 19 anos quatro homens acusados de ajudar a orquestrar os ataques suicidas que mataram 34 pessoas no final de 2013 em Volgogrado, no sul da Rússia.

Na ocasião, dois homens-bomba acionaram seus explosivos em 29 e 30 de dezembro de 2013 em um micro-ônibus e uma estação de trem de Volgogrado, a antiga Stalingrado, localizado 1.000 km ao sul de Moscou.

Alautdin Dada;ev e Ibragim Magomedov, que "acolheram em suas casas (os dois homens-bomba) e os ajudaram a fabricar os explosivos" foram condenados a 19 anos de prisão, anunciou um tribunal de Volgogrado.

Presos em fevereiro, os dois detidos são originários do Daguestão, uma república instável do Cáucaso russo. Dois outros cúmplices dos homens-bomba, os irmãos Magomed e Taguir Batirov, foram condenados a três anos e dez meses de prisão por escondê-los em um carregamento de feno transportado para Volgogrado.



Estes atentados, os mais mortíferos desde os realizados por islamitas no aeroporto de Domodedovo em 2011, levantou preocupações sobre a capacidade da Rússia de garantir a segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorreu um mês mais tarde, em Sochi (sul), cidade do Cáucaso russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação