Mundo

França pagará US$ 60 milhões às vítimas americanas do Holocausto

Acordo tem por objetivo a criação de um fundo de indenização que beneficiará milhares de deportados não franceses e suas famílias

Agência France-Presse
postado em 05/12/2014 13:39
Washington- A França vai desembolsar 60 milhões de dólares através da Empresa Nacional Ferroviária (SNCF) em indenizações às vítimas americanas do Holocausto que foram transportadas em trens dessa companhia durante a Segunda Guerra Mundial.

[SAIBAMAIS]O acordo, que será assinado na segunda-feira (8/12), tem por objetivo a criação de um fundo de indenização que beneficiará milhares de deportados não franceses e suas famílias, informou a embaixadora francesa para Direitos Humanos, Patrizianna Sparacino-Thiellay, em uma videoconferência de imprensa. Cada deportado sobrevivente, hoje de nacionalidade americana, deve receber cerca de 100.000 dólares, segundo o diplomata.



Como contrapartida, os Estados Unidos se comprometem a defender a imunidade de jurisdição que ampara as empresas estrangeiras em seu território, que as protege de processos judiciais.

Durante o regime de Vichy, de influência nazista, a SNCF deportou 76.000 judeus em vagões de carga para os campos de extermínio entre 1942 e 1944. Apenas cerca de 3.000 sobreviveram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação