Mundo

Jovens britânicos são condenados a prisão por aliança com grupo extremista

Eles foram detidos em seu retorno à Grã-Bretanha em janeiro

Agência France-Presse
postado em 05/12/2014 14:26
Londres- Dois jovens britânicos foram condenados nesta sexta-feira (5/12) a quase 13 anos de prisão por terem se juntado a uma organização terrorista na Síria.

Mohammed Ahmed e Yusuf Sarwar, dois amigos de infância de Birmingham, viajaram para a Síria em maio de 2013. Eles foram detidos em seu retorno à Grã-Bretanha em janeiro. Os dois jovens, de 22 anos, foram condenados a 12 anos e oito meses de prisão.

"Não é com entusiasmo que a corte condena jovens a penas de prisão tão longas, mas um crime grave foi cometido", declarou o juiz Michael Topolski. Ele os descreveu como "fundamentalistas", "determinados a se tornar mártires no campo de batalha".



Ambos convenceram suas famílias de que iriam para a Turquia. Mas Yusuf Sanwar deixou uma carta que indicava sua intenção de se juntar à jihad na Síria.

As duas famílias conseguiram convencê-los a retornar depois de alguns meses. A polícia foi advertida e os aguardou no aeroporto de Heathrow.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação