Mundo

Um dos mármores do Paternon deixa a Grã-Bretanha pela primeira vez

O museu emprestou uma das obras - tiradas da Grécia pelo diplomata britânico lorde Elgin e cuja restituição é reivindica sem êxito por Atenas - ao museu Ermitage, em São Petersburgo

Agência France-Presse
postado em 05/12/2014 14:39
Uma das estátuas conhecidas como "os mármores de Elgin" deixou a Grã-Bretanha pela primeira vez depois de terem sido tiradas do Partenon em 1803, em empréstimo a um museu russo, informou nesta sexta-feira (5/12) o British Museum, causando o aborrecimento da Grécia.

O museu emprestou uma das obras - tiradas da Grécia pelo diplomata britânico lorde Elgin e cuja restituição é reivindica sem êxito por Atenas - ao museu Ermitage, em São Petersburgo.



O primeiro-ministro grego Antonis Samaras denunciou, em um comunicado, este ato, que considerou "uma provocação contra o povo grego".

A expressão "provocação" foi repetida em vários meios de comunicação gregos. A escultura do deus grego do rio Ilisos, um homem deixado, será exposta no célebre museu da ex-capital imperial russa a partir deste sábado e até 18 de janeiro, por ocasião do 250; aniversário da instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação