Agência France-Presse
postado em 07/12/2014 10:20
O príncipe William e sua esposa Catherine, grávida de seu segundo filho, realizam a partir deste domingo uma visita oficial de três dias aos Estados Unidos, em que o herdeiro do trono deve se reunir com o presidente Barack Obama e promover as suas obras de caridade.William, de 32 anos e segundo na ordem de sucessão ao trono atrás de seu pai, o príncipe Charles, deve visitar Nova York antes de viajar para Washington na segunda-feira para se encontrar com Obama na Casa Branca.
Em seguida, deve pronunciar um discurso no Banco Mundial sobre o comércio ilegal de espécies ameaçadas de extinção, antes de retornar a Nova York para vários compromissos de caridade e eventos oficiais onde irá representar o governo britânico.
O casal real, que não será acompanhado pelo príncipe George que ficou em Londres, também deve se recolher no memorial do 11 de setembro em memória das vítimas dos ataques contra as torres do World Trade Center.
Esta será sua primeira visita a Nova York e Washington e sua segunda viagem oficial fora da Commonwealth após uma breve passagem pela Califórnia em 2011, segundo o palácio real.
"Esta é uma viagem importante que visa familiarizar um pouco mais William a seu futuro papel de homem de Estado", declarou à AFP Robert Jobson, autor de "The New Royal Family", um livro sobre o casal e seu filho George, terceiro na linha de sucessão ao trono.
Esta visita aos Estados Unidos também deve reavivar a memória da viagem do príncipe Charles e da princesa Diana em 1985. Na ocasião, a princesa de Gales atraiu toda a atenção da mídia, dançando com o presidente americano Ronald Reagan e o astro de Hollywood John Travolta.
Desta vez, os funcionários do palácio real "tentam planejar cuidadosamente o programa de William e Kate para que ela não se encontre no centro do palco onde quer que vá", disse Robert Jobson, observando "o obsessão da mídia pelas roupas de Kate e sua barriga de grávida".
Leia mais notícias em Mundo
"A coisa mais importante para eles é que o futuro rei vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos", disse ele.
William deve viajar em fevereiro ao Japão e China para uma visita oficial de seis dias onde vai representar seu pai e sua avó, a rainha Elizabeth II, que aos 88 anos, delega cada vez mais suas viagens ao exterior. Desta vez, não será acompanhado por Kate, que dará à luz em abril.