Agência France-Presse
postado em 08/12/2014 12:41
Bélgica - A semana de homenagens à rainha Fabiola, que faleceu na sexta-feira aos 86 anos, começou nesta segunda-feira com o traslado do corpo para o castelo de Laeken, residência de seu sobrinho, o rei Philippe.O corpo de Fabiola, rainha dos belgas durante 33 anos, foi levado do castelo de Stuyvenberg, onde ela faleceu, para a capela do castelo de Laeken, ambos na zona norte de Bruxelas.
O corpo será velado até terça-feira à tarde, quando será levado para o palácio real, no centro de Bruxelas, para uma última homenagem dos súditos na quarta-feira e quinta-feira. O funeral nacional será organizado na sexta-feira na Catedral São Miguel e Santa Gudula de Bruxelas.
Nascida Dona Fabíola de Mora y Aragón em 11 de junho de 1928 em Madri, em uma família nobre espanhola, casou-se com Balduíno em dezembro de 1960, mesmo ano em que o Congo se tornou independente da Bélgica.
A quinta rainha dos belgas se afastou da vida pública após a repentina morte de Balduíno em 1993, o que abriu espaço para o cunhado Alberto II e sua esposa Paola.