Mundo

Otan fecha sede do comando central no Afeganistão

A missão de combate contra os talibãs termina no dia 31 de dezembro, mas cerca de 12.500 tropas ainda permanecerão no país para treinar as forças afegãs

Agência France-Presse
postado em 08/12/2014 17:06
Kabul- As bandeiras na base da Otan, localizada no aeroporto de Cabul, foram retiradas nesta segunda-feira (8/12) durante uma cerimônia que marca o fechamento da sede, onde a missão internacional organizou suas operações no país. A missão de combate contra os talibãs termina no dia 31 de dezembro, mas cerca de 12.500 tropas ainda permanecerão no país para treinar as forças afegãs.

Durante a cerimônia de fechamento da sede da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), localizada no aeroporto de Cabul, o comandante das tropas americanas, general John Campbell, comemorou pelas vitórias da missão.

"Esta é uma transformação histórica e reflete o que nossa coalizão já conquistou com nossos sócios afegãos", disse Campbell. Para o militar, com o fortalecimento das tropas afegãs, o enfoque da missão deixou de se voltar para as operações de combate, para estar centrado na construção de sistemas e de processos de modo a afirmar sua sustentabilidade a longo prazo.



"Fizeram um bom trabalho, tão bom que conseguiram ficar sem trabalho", disse Campbell em seu discurso. No entanto, após ter sido registrado um número recorde de ataques contra as forças de segurança em Cabul este ano, cresceram os temores de que o país de desestabilizasse depois do fim da missão da Otan.

Em 2010 chegaram a combater no Afeganistão aproximadamente 130 mil soldados da organização, como parte da intervenção ocidental iniciada no fim de 2001. Contudo, o chefe do executivo afegão Abdulah Abdulah, disse no domingo que a retirada das tropas da Otan são "abruptas demais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação