A Otan detectou bombardeiros estratégicos russos e outro tipo de aeronaves sobre o Mar Báltico no fim de semana passado, que foram interceptados por caças dos países membros da Aliança mobilizados na região. Em um comunicado, a Aliança indicou que aviões F-16 portugueses "interceptaram sobre o Mar Báltico quatro bombardeiros estratégicos russos Tu-95 e dois bombardeiros de longo alcance Tu-22M na tarde de domingo".
No mesmo dia, acrescenta a Aliança, aviões canadenses CF-188 e caças F-16 de Portugal interceptaram três Tu-134 de treinamento e transporte de passageiros, assim como um An-72 de transporte, também sobre o Mar Báltico. "Uma hora mais tarde a missão de patrulha da Otan interceptou dois Tu-134, assim como um An-72, também sobre o Mar Báltico", acrescentou. "Todas estas interceptações ocorreram no espaço aéreo internacional", disse a Otan.
Leia mais notícias em Mundo
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou no dia 20 de novembro que mais de 400 aeronaves militares russas foram interceptadas por aviões de combate da Otan neste ano nas imediações do espaço aéreo da Aliança.