Agência France-Presse
postado em 09/12/2014 20:53
A Casa Branca ofereceu nesta terça-feira seu apoio tácito a um projeto de lei em discussão no Congresso que impõe sanções contra funcionários venezuelanos acusados de violações de direitos humanos contra opositores.Um alto conselheiro de Segurança Nacional disse, em novembro, que o governo americano não se oporia a novas sanções contra a Venezuela e que essa continuaria sendo sua posição, confirmou à AFP nesta terça-feira o porta-voz Patrick Ventrell.
O presidente Barack Obama deve assinar a iniciativa, que foi aprovada na segunda-feira no Senado, para que se converta em lei.
Se isso acontecer, os funcionários venezuelanos acusados de violações aos direitos humanos serão proibidos de entrar nos Estados Unidos e seus bens, bloqueados.
O texto visa a funcionários acusados de dirigir e apoiar "atos de violência e abusos sérios dos direitos humanos" contra manifestantes anti-governamentais na Venezuela.
Mas uma cláusula que destinava 15 milhões de dólares para ajudar organizações anti-governamentais e meios independentes venezuelanos foi eliminada do projeto final do Senado.
A Câmara de Representantes, que aprovou um projeto similar em maio, espera que o texto do Senado seja adotado nos próximos dias, disse à AFP um consultor legislativo.
Os legisladores correm contra o tempo: o Congresso atual utiliza suas últimas horas esta semana antes que uma nova legislatura seja iniciada em janeiro. "É uma questão de dias, caso a iniciativa não morra completamente", afirmou.