Mundo

Nos Estados Unidos, 35 presos foram executados durante 2014

ste é o menor número de execuções nos Estados Unidos desde 1994, quando 31 presos foram executados

Agência France-Presse
postado em 10/12/2014 10:11
Washington - O número de presos executados nos Estados Unidos chegou a 35 neste ano, após o cumprimento na noite de terça-feira das duas últimas condenações à morte previstas para 2014 na Geórgia (sudeste) e no Missouri (centro). Este é o menor número de execuções nos Estados Unidos desde 1994, quando 31 presos foram executados, segundo organizações que se opõem à aplicação da pena capital.

Paul Goodwin, de 48 anos e cujos advogados alegam que sofre de atraso mental, foi executado à 01h25 (05h25 de Brasília) em Bonne Terre, Missouri, informou Mioke O;Connell, porta-voz do sistema estatal de prisões. Goodwin foi condenado pela morte a marteladas, em 1998, de uma viúva de 63 anos a quem havia estuprado.



Horas antes da execução de Goodwin, na Geórgia foi aplicada a pena de morte contra Robert Wayne Holsey, um homem negro de 49 anos, pelo assassinato de um policial branco em dezembro de 1995. As duas execuções ocorreram tendo como pano de fundo grandes protestos em diversas regiões dos Estados Unidos nas últimas semanas para exigir justiça nos casos de homens negros assassinados por policiais.

Holsey foi declarado morto por injeção letal às 22h51 (01h51 de Brasília), disse à AFP Susan Megahee, porta-voz das autoridades penitenciárias da Geórgia. Sua defesa insistiu até o último momento que Holsey havia sido mal defendido por um advogado branco "alcoólatra crônico" que lançou insultos racistas contra vizinhos negros e foi detido por fraude logo depois da divulgação da decisão condenando seu cliente à pena de morte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação