Mundo

Marcha dos Povos faz pressão em negociações sobre mudanças climáticas

'Mudem o sistema', clamavam os manifestantes, muitos vindos de Brasil, Equador e Bolívia

Agência France-Presse
postado em 10/12/2014 16:03

Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, discursa na Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas

Lima- Ativistas ambientais, indígenas e organizações sociais participaram de uma passeata nesta quarta-feira (10/12), em Lima, para pressionar a conferência climática da ONU por um acordo multilateral que favoreça as energias limpas e permita conter o aquecimento global no futuro.

No meio da manhã, milhares de pessoas, algumas vestidas de duendes verdes protetores das florestas, partiram em um trajeto de cinco quilômetros do Campo de Marte até a praça San Martin, na chamada Marcha dos Povos.

A manifestação começou no ritmo da canção "Água não é negócio", que um grupo de jovens acompanhou com tambores e danças. "Mudem o sistema", clamavam os manifestantes, muitos vindos de Brasil, Equador e Bolívia, que exigiram aos seus governantes proteger os recursos naturais.

A manifestação, que os organizadores esperam ser uma das maiores demonstrações ambientalistas recentes na América Latina, segue uma marcha celebrada em setembro em Nova York.

Fundo verde

Na conferência sobre o clima (COP20), os presidentes de Peru, Ollanta Humala, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, se comprometeram nesta quarta-feira a aportar seis milhões de dólares por cada um de seus países para o Fundo Verde, destinado a apoiar os países na adaptação e na mitigação dos efeitos do aquecimento global.

[SAIBAMAIS]O financiamento para a adaptação foi estabelecido em 100 bilhões de dólares ao ano a partir de 2020. "Não estamos diante de uma meta utópica ou inalcançável", afirmou Humala, ao comparar estes recursos com o gasto militar no mundo.

Enquanto isso, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, lembrou que seu país se comprometeu voluntariamente em reduzir 20% suas emissões de carbono até 2020 com base nas de 2007. "Mas queremos que estes compromissos sejam submetidos a algum tipo de revisão", afirmou Bachelet.

A Humala, Santos e Bachelet deve-se unir mais tarde nesta quarta-feira o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e os quatro têm previsto dar uma declaração conjunta para estabelecer a posição do grupo Aliança do Pacífico sobre as mudanças climáticas.

Na quinta-feira (11/12) estará na COP20 o secretário de Estado, John Kerry, depois que os Estados Unidos anunciaram um acordo com a China para reduzir as emissões de carbono e prometeu US$ 3 bilhões até 2020 em ajuda aos países vulneráveis às mudanças climáticas.

Pouco tempo

Os delegados têm até a próxima sexta-feira (12/12) para avançar no acordo que será levado dentro de um ano na conferência de Paris, na qual serão selados os compromissos multilaterais a partir de 2020. Estes compromissos devem assegurar que, no fim do século, o aquecimento global não seja superior a 2 graus Celsius, medidos desde a era pré-industrial.



Com as emissões atuais, a superfície terrestre esquentará 4; C mais este ano, uma ameaça à segurança alimentar e à disponibilidade de água potável, bem como de eventos climáticos extremos. As deliberações desta quarta-feira se concentram na forma como as nações cumprirão suas promessas de reduzir as emissões causadoras de gases de efeito estufa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação