Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentado contra escola deixa um morto e 15 feridos no Afeganistão

O ataque foi realizado no centro da capital horas depois de um atentado talibã contra um ônibus militar no qual morreram seis soldados

Cabul - Um atentado suicida contra o instituto de ensino secundário Istiqlal de Cabul, que também possui um centro cultural francês, deixou ao menos um morto e 15 feridos nesta quinta-feira, segundo balanço preliminar do ministério do Interior.

O ataque foi realizado no centro da capital horas depois de um atentado talibã contra um ônibus militar no qual morreram seis soldados, informaram as autoridades. Um homem-bomba detonou a carga explosiva ao lado de um ônibus que transportava soldados em Tangi Tarakhil, na região de Cabul.

Os talibãs reivindicaram o ataque em uma breve mensagem enviada à imprensa. Os atentados acontecem a menos de duas semanas do fim oficial da missão de combate da Otan no Afeganistão e após a divulgação de um relatório oficial americano crítico aos métodos da CIA para combater a Al-Qaeda.



O novo presidente afegão, Ashraf Ghani, propôs negociações aos talibãs, rejeitadas pelos insurgentes, que executaram vários ataques nas últimas semanas. A maior parte das tropas da Otan, que chegou a ter um contingente de 130.000 soldados em 2010, encerrará sua missão no Afeganistão ao fim do mês.