A história do cão americano Obie, da raça daschund, ou o famoso ;salsichinha; é de superação. O cachorrinho de oito anos sofria com alto grau de obesidade e chegou a pesar 35 kg, muito mais do que o desejado para uma raça que exige cuidados devido a sua frágil coluna. Felizmente, ele foi resgatado a tempo e perdeu quase 24 kg com mudanças na rotina e uma nova alimentação.
Leia mais notícias em Mundo
Ele foi resgatado há dois anos de uma condição tão crítica o impedia até mesmo de caminhar: suas patinhas mal alcançavam o chão. O casal de idosos que cuidava do Obie o alimentava de forma errada e demonstrava o afeto que sentia por ele oferecendo diferentes tipos de alimentos. Esse descontrole o transformou em um cão obeso e cansado.
A nova dona de Obie, a americana Nora Vanatta, é uma veterinária que se sensibilizou com as denúncias que recebeu via internet e logo quis adotá-lo. Em janeiro de 2013, ele foi entregue a Nora, que iniciou um tratamento baseado em rotina de exercícios, com caminhadas em esteira, além de mudanças na alimentação, rica em líquidos. Todas essas alterações fizeram com que ele perdesse 22 kg já no primeiro ano com a nova dona.
Depois de emagrecer, Obie precisou fazer uma cirurgia para remover o excesso de pele que sobrou e hoje vive como um cão normal, correndo e brincando com outros animais. Obie tem diversos seguidores que o acompanham através da sua página oficial servindo de inspiração para outros casos de animais com obesidade.