Agência France-Presse
postado em 11/12/2014 21:54
O Irã retomará suas negociações sobre o tema nuclear com as grandes potências no dia 17 de dezembro, anunciou nesta quinta-feira o vice-ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi.No mês passado, em Viena, o Irã e o grupo 5%2b1 - China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha - se reuniram sem chegar a um acordo definitivo para limitar o programa nuclear de Teerã, mas ampliaram o prazo, até 30 de junho de 2015, para a conclusão das negociações.
As negociações com o grupo 5%2b1 serão retomadas no dia 17 de dezembro, mas as delegações lideradas por vice-ministros iniciarão discussões bilaterais dois dias antes, destacou Araghchi, citado pela agência oficial Irna.
As grandes potências exigem que o Irã reduza suas capacidades nucleares para impedir que algum dia obtenha a bomba atômica. O Irã reivindica seu direito a um programa nuclear civil completo e pede a suspensão das sanções econômicas ocidentais.
No final de novembro de 2013, Irã e o grupo 5%2b1 firmaram um acordo interino que congelou parte das atividades nucleares sensíveis de Teerã e permitiu a suspensão parcial das sanções ocidentais.