Mundo

Otan diz que Rússia não quer dialogar sobre atividade militar

A Aliança liderada pelos Estados Unidos informou nos últimos meses sobre um considerável aumento dos voos militares russos nas imediações do espaço aéreo dos aliados do Báltico

Agência France-Presse
postado em 12/12/2014 12:09
Bruxelas- A Otan afirmou nesta sexta-feira (12/12) que a Rússia não mostra nenhum interesse a favor de um diálogo genuíno sobre sua atividade militar, indicando que não há contatos em nível militar desde o início da crise na Ucrânia.

A Aliança liderada pelos Estados Unidos informou nos últimos meses sobre um considerável aumento dos voos militares russos nas imediações do espaço aéreo dos aliados do Báltico, em particular, mas também de Noruega, Grã-Bretanha e inclusive no Atlântico em frente à costa de Portugal.

"São necessários dois para ter um diálogo e, até agora, a Rússia não demonstrou nenhum interesse a favor de um diálogo genuíno", disse a porta-voz da Otan, Oana Lungescu, à AFP. "A Rússia também não retornou à legalidade internacional e as suas obrigações e responsabilidades internacionais", disse.

Lungescu lembrou que os ministros das Relações Exteriores da Otan concordaram no início do mês em Bruxelas que era necessário um contato regular entre a Aliança Atlântica e as Forças Armadas russas para evitar incidentes. "A Otan mantém os canais (de comunicação) abertos", sustentou.



Um porta-voz do comitê militar da Otan, o capitão Dan Termansen, confirmou separadamente que não há contatos em nível militar com a Rússia. "Não há negociações entre as autoridades militares da Otan e o Estado-Maior russo desde maio", disse.

A Otan suspendeu toda a "cooperação prática" com Moscou após a anexação da Crimeia em março, mas indicou que mantinha abertos os canais diplomáticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação