Mundo

Congresso do EUA reforça sanções contra a Rússia e ajuda militar à Ucrânia

A nova lei do Congresso também imporá sanções contra empresas da indústria militar russa

Agência France-Presse
postado em 12/12/2014 17:31
Washington - O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (12/12) uma lei autorizando um novo pacote de sanções contra a Rússia e um aumento da ajuda militar, inclusive com armas letais, para a Ucrânia.

No entanto, o fornecimento de armas pedido por Kiev e sob responsabilidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continua sem ser concretizado. O presidente, que se opõe à ideia, só autorizou o abastecimento de armas não letais.

O texto foi adotado na quinta-feira nas duas casas do Congresso. Por motivos técnicos, retornou ao Senado nesta sexta-feira, onde foi aprovado por consenso, e enviado ao presidente Obama para sua promulgação.

Por oposição da Casa Branca, a lei foi modificada ;in extremis; e não se refere mais a Ucrânia, Moldávia e Geórgia como "aliados-chave não membros da Otan", ao contrário do que acontecia nas versões anteriores. Essa designação, atribuída apenas ao Afeganistão e ao Japão, facilita a cooperação militar e a transferência de armamento.



A nova lei do Congresso também imporá sanções contra empresas da indústria militar russa (fabricantes e vendedores de armas) que enviarem artigos de defesa para Síria, Ucrânia, Geórgia e Moldávia sem o consentimento dos governos desses países, conforme expressa o documento.

No setor energético, a lei autoriza sanções especialmente duras contra o gigante grupo de gás russo Gazprom, caso restrinja o fornecimento de gás à Ucrânia e a outros membros da Otan. As eventuais sanções incluem o cancelamento de vistos e exclusão do sistema financeiro americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação