Jornal Correio Braziliense

Mundo

Juncker cria polêmica ao pedir 'rostos familiares' no poder na Grécia

Convidado na quinta-feira para um programa da televisão pública austríaca ORF III, Juncker disse que não gostaria que forças extremas chegassem ao poder na Grécia

As declarações do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que disse que prefere ver rostos familiares no poder na Grécia, provocaram neste sábado críticas na oposição grega e muita ironia nas redes sociais. "É uma provocação para o país", declarou neste sábado à rádio Athina 98.4 Panos Skourletis, porta-voz do Syriza (esquerda), o principal partido de oposição, que considera uma ingerência grosseira as palavras de Juncker sobre a possibilidade de eleições legislativas antecipadas na Grécia em 2015. Segundo as pesquisas, o Syriza é o grande favorito destas eleições.



Convidado na quinta-feira a um programa da televisão pública austríaca ORF III, Juncker disse que não gostaria que forças extremas chegassem ao poder na Grécia. "Gostaria que a Grécia fosse governada por gente que tenha uma visão e um coração para as pessoas que sofrem na Grécia - e são muitas - mas que também compreenda a necessidade do processo europeu", disse. "Preferiria voltar a ver rostos familiares", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

Nas redes sociais, a hashtag #GreeksAskJuncker (Grécia pergunta a Juncker) era a mais utilizada na Grécia para zombar das palavras do presidente da Comissão. "Na pizza coloco primeiro o presunto e depois o pimentão ou primeiro o pimentão e depois o presunto?", perguntava um internauta a Juncker. "Temos eleições dos pais de alunos amanhã na escola. Alguma sugestão?", questionava outro.