Mundo

Juncker cria polêmica ao pedir 'rostos familiares' no poder na Grécia

Convidado na quinta-feira para um programa da televisão pública austríaca ORF III, Juncker disse que não gostaria que forças extremas chegassem ao poder na Grécia

Agência France-Presse
postado em 13/12/2014 10:55
As declarações do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que disse que prefere ver rostos familiares no poder na Grécia, provocaram neste sábado críticas na oposição grega e muita ironia nas redes sociais. "É uma provocação para o país", declarou neste sábado à rádio Athina 98.4 Panos Skourletis, porta-voz do Syriza (esquerda), o principal partido de oposição, que considera uma ingerência grosseira as palavras de Juncker sobre a possibilidade de eleições legislativas antecipadas na Grécia em 2015. Segundo as pesquisas, o Syriza é o grande favorito destas eleições.

Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao lado do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi

Convidado na quinta-feira a um programa da televisão pública austríaca ORF III, Juncker disse que não gostaria que forças extremas chegassem ao poder na Grécia. "Gostaria que a Grécia fosse governada por gente que tenha uma visão e um coração para as pessoas que sofrem na Grécia - e são muitas - mas que também compreenda a necessidade do processo europeu", disse. "Preferiria voltar a ver rostos familiares", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

Nas redes sociais, a hashtag #GreeksAskJuncker (Grécia pergunta a Juncker) era a mais utilizada na Grécia para zombar das palavras do presidente da Comissão. "Na pizza coloco primeiro o presunto e depois o pimentão ou primeiro o pimentão e depois o presunto?", perguntava um internauta a Juncker. "Temos eleições dos pais de alunos amanhã na escola. Alguma sugestão?", questionava outro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação