Mundo

Egito proíbe entrada de pesquisadora americana crítica ao regime

Michele Dunne é uma especialista sobre Oriente Médio da Fundação Carnegie para a Paz Internacional, e teve entrada negada no aeroporto de Cairo

Agência France-Presse
postado em 13/12/2014 14:09
O Egito proibiu neste sábado a entrada em seu território de uma pesquisadora americana, Michele Dunne, conhecida por suas críticas ao regime, indicaram à AFP a própria acadêmica e uma fonte aeroportuária. Michele Dunne é uma especialista sobre Oriente Médio da Fundação Carnegie para a Paz Internacional, e teve sua entrada negada no aeroporto do Cairo na madrugada deste sábado.

Seu nome figura em uma lista de persona non grata por decisão do departamento de Segurança do Estado, informou à AFP uma fonte de segurança do aeroporto.

Leia mais notícias em Mundo

Dunne expressou em várias ocasiões suas críticas ao novo poder egípcio, nas mãos do exército, após a deposição do presidente islamita Mohamed Mursi em julho de 2013. "As autoridades não têm nenhum motivo para negar minha entrada. Há mais de dez anos visito o Egito várias vezes ao ano", indicou Dunne por e-mail à AFP, enquanto esperava um voo de retorno em Frankfurt (Alemanha) para Washington.

A pesquisadora havia sido convidada a participar de uma conferência organizada por um centro acadêmico pró-governamental, o Conselho Egípcio para os Assuntos Estrangeiros. Ex-diplomata, Dunne trabalhou na embaixada dos Estados Unidos no Cairo e no consulado geral de Jerusalém, segundo o site da Fundação Carnegie.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação