Mundo

Sede de ONG de defesa de direitos humanos é incendiada na Chechênia

O ataque ocorreu após recentes declarações de Kaliapine denunciando um apelo do líder checheno para banir as famílias de rebeldes islamitas

Agência France-Presse
postado em 14/12/2014 10:49
A sede de uma ONG de defesa dos direitos humanos, conhecida por criticar o líder checheno Ramzan Kadyrov, foi incendiada na noite de sábado em Grozny - anunciou o representante da organização Igor Kaliapine. O escritório do Grupo Mobile, braço checheno do Comitê contra a Tortura, foi incendiado sem deixar feridos, informou Kaliapine em sua página no Facebook.

O ataque ocorreu após recentes declarações de Kaliapine denunciando um apelo do líder checheno para banir as famílias de rebeldes islamitas, além de incentivar a destruição de suas casas - uma semana depois que confrontos entre forças de ordem e insurgentes deixaram 25 mortos.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo a ONG Memorial, pelo menos oito casas foram queimadas na Chechênia desde a declaração de Ramzan Kadyrov, quatro delas propriedade de pessoas próximas aos rebeldes islamitas mortos. Neste sábado, em Grozny, um ato "contra o terrorismo" reuniu, segundo o ministério checheno do Interior, 50.000 pessoas.

Alguns manifestantes levavam cartazes hostis ao Grupo Mobile, dizendo "Kaliapine, fora" e "Kadyrov, nos proteja de militantes de direitos humanos pagos em dólares".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação