Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rússia nega que avião militar quase se chocou com avião comercial

O ministério não negou que seu avião esteve na zona do suposto incidente, mas disse que a aeronave se encontrava em uma distância segura de mais de 70 km do trajeto do outro avião

O ministério russo da Defesa negou neste domingo que um de seus aviões militares esteve a ponto de se chocar com um avião comercial que sobrevoava a Suécia - contrariando as informações divulgadas pelo exército sueco.

O ministério não negou que seu avião esteve na zona do suposto incidente, mas disse que a aeronave se encontrava numa distância segura de mais de 70 km do trajeto do outro avião, que decolou de Copenhague.

Leia mais notícias em Mundo


Na região dos Bálcãs, há uma crescente preocupação com o que se considera uma atitude cada vez mais desfaiadora da Rússia, cujos aviões voam ocasionalmente no espaço aéreo de países vizinhos. "Não havia condições para que se produzisse um incidente aéreo relacionado ao voo do avião militar russo no espaço internacional sobre o mar Báltico", disse o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov, à agência TASS.

Aviões militares suecos e dinamarqueses decolaram imediatamente na última sexta-feira como resposta à presença do aparato russo. Konashenkov confirmou que o aparato voava sem transpoder, um accessório que teria permitido sua detecção pelo avião comercial. Mas defendeu que os aviões militares dos países da OTAN também voam perto do espaço aéreo da Rússia "com seu transponder desligado".