Mundo

Protesto no México por estudantes desaparecidos deixa 21 feridos

Três policiais, que foram agredidos e capturados momentaneamente pelos manifestantes, estão em um hospital da Cidade do México

Agência France-Presse
postado em 15/12/2014 20:09
México- Ao menos 21 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (15/12), no estado mexicano de Guerrero, em um violento confronto entre policiais e manifestantes que protestavam pelo desaparecimento de 43 estudantes em setembro passado. "Temos sete policiais da Federal machucados, e também 14 manifestantes", disse Enrique Galindo, comissário-geral da Polícia, em entrevista à Televisa.

Três policiais, que foram agredidos e capturados momentaneamente pelos manifestantes, estão em um hospital da Cidade do México. Um dos agentes se encontra em estado grave "com traumatismo craniano", disse à AFP um oficial da Polícia Federal que pediu para não ser identificado.

No domingo, a ONG Tlachinollan já havia informado 12 lesionados em um protesto em Chilpancingo, capital de Guerrero, pelo desaparecimento dos estudantes. Lambertino Cruz Antonio e Mario César González Cabrera, pais de dois dos 43 alunos desaparecidos da escola rural de magistério de Ayotzinapa, foram atingidos durante a confusão. Lambertino está hospitalizado, segundo a ONG.

Seis estudantes da escola, dois professores e dois jornalistas também sofreram agressões de policiais. A ONG denunciou uma "operação premeditada e que mostra uma grave contradição entre o discurso e a prática do Estado". O confronto aconteceu no domingo em Chilpancingo, capital de Guerrero, quando os estudantes isolavam uma área para a realização do concerto "Uma luz na escuridão", que pretendia exigir das autoridades que encontrem os estudantes.



Os jovens desapareceram em 26 de setembro, após um ataque de policiais locais e narcotraficantes na cidade de Iguala. De acordo com depoimentos ouvidos pela Procuradoria-Geral, os estudantes teriam sido brutalmente assassinados e seus corpos, queimados. O corpo de um jovem foi identificado há duas semanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação