Agência France-Presse
postado em 15/12/2014 20:11
Joanesburgo- O arcebispo sul-africano Desmond Tutu pediu nesta segunda-feira (15/12) ao Papa Francisco que reconsidere sua decisão de não se reunir com o Dalai Lama durante a visita do líder tibetano a Roma. "Estou muito triste e em choque pelo fato de o Santo Padre, o Papa Francisco, ceder a pressões e se negar a receber o Dalai Lama", declarou Tutu.O Dalai Lama chegou a Roma para uma reunião de prêmios Nobel da Paz e o Vaticano já anunciou que o líder tibetano no exílio não será recebido pelo Papa.
Segundo observadores, a decisão de não receber o Dalai Lama se deve aos esforços de aproximação entre a Santa Sé e a China, que acusa o líder espiritual tibetano de ser um perigoso separatista.
Desmond Tutu disse que tem consciência do "dilema em que muitos se encontram diante das relações de Sua Santidade e a República Popular da China", mas destacou que o Dalai Lama "é um homem santo que fala de paz, coexistência e compaixão".
O arcebispo, 83 anos, deveria participar da reunião dos prêmios Nobel da Paz em Roma, mas cancelou todas as suas viagens a fim de seguir um novo tratamento contra seu câncer de próstata.