Mundo

Maioria dos americanos acham torturas da CIA uma prática 'justificável'

Por outro lado, 39% acham que a tortura 'raramente' ou 'nunca' é justificável

Agência France-Presse
postado em 16/12/2014 16:35
Washington- Cinquenta e nove por cento dos americanos acham que a maneira com que a CIA tratou os supostos terrorista é justificável, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (16/12), uma semana depois da publicação de um relatório muito crítico a respeito.

[SAIBAMAIS]Mesmo quando o entrevistador utilizou o termo ;tortura;, a maioria justificou sua prática. Ante a pergunta "você acha que a tortura de supostos terroristas pode ser justificada com frequência, às vezes, raramente ou nunca?", 58% dos entrevistados responderam ;com frequência; ou ;às vezes;.

Por outro lado, 39% acham que a tortura ;raramente; ou ;nunca; é justificável. A pesquisa foi feita por telefone de 11 a 14 de dezembro, com uma amostragem de 1.000 adultos, comportando uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais.



Quase metade (47%) considera "injusto" o relatório do Senado sobre a tortura, contra 39% que acham "justo". Mas 54% acham que a CIA enganou intencionalmente a Casa Branca, o Congresso e a opinião pública, enquanto que 33% acreditam no contrário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação