Mundo

Hamas diz que saída da lista de organizações terroristas é uma vitória

O grupo reivindica a libertação da Palestina da %u201Cocupação israelita%u201D e o estabelecimento de um Estado Islâmico na região onde é hoje Israel

postado em 17/12/2014 09:58
O movimento islamita palestino Hamas considerou hoje (17) uma vitória a decisão da Justiça europeia de o retirar da lista de grupos terroristas, embora mantenha os bens congelados na Europa. "É uma vitória para a questão palestina e para os direitos do nosso povo", disse o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum.

"Nós elogiamos o Tribunal da União Europeia por essa decisão, que deve agora ser seguida por medidas internacionais para pôr fim à opressão do povo palestino", acrescentou o porta-voz.

A decisão de retirar o Hamas da lista de organizações terroristas, da qual fazia parte desde dezembro de 2001, não implica, segundo o tribunal, ;nenhuma apreciação de fundo sobre a qualificação do movimento como grupo terrorista;.

Criado em 1987, quando foi registrada a primeira Intifada (manifestação espontânea da população palestina contra a chamada ocupação israelita), o Hamas é considerado uma organização terrorista por Israel, pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido, Japão, Canadá, Egito e, até hoje, pela União Europeia.

O grupo reivindica a libertação da Palestina da ;ocupação israelita; e o estabelecimento de um Estado Islâmico na região onde é hoje Israel, tendo sempre recorrido a ataques quer contra soldados quer contra civis.



Os ataques contra civis foram considerados crimes de guerra contra a humanidade por vários grupos de defesa dos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação