Mundo

Americano é libertado em troca de 3 agentes cubanos presos nos EUA

O americano de 65 anos cumpriu 5 de uma pena de 15 anos de prisão por 'ameaças à segurança de Estado'

Agência France-Presse
postado em 17/12/2014 15:55

O americano de 65 anos cumpriu 5 de uma pena de 15 anos de prisão

Washington- O americano Alan Gross foi libertado pelas autoridades de Cuba em troca de três agentes cubanos que cumpriam condenações nos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira (17/12) à AFP um funcionário local.

"Gross foi libertado por razões humanitárias. Houve um intercâmbio com pessoas da área de inteligência", segundo a fonte. Indagado se os três cubanos libertados eram os agentes presos em 1998 e que ainda estão em prisões americanas, o funcionário limitou-se a responder: "sim".

[SAIBAMAIS]As autoridades cubanas libertaram nesta terça-feira (17/12) o prisioneiro americano Alan Gross ante um pedido de caráter humanitário feito pelos Estados Unidos, afirmou um funcionário da Casa Branca. "Gross já deixou Cuba em um avião americano rumo aos Estados Unidos", afirmou a fonte.

O americano de 65 anos cumpriu 5 de uma pena de 15 anos de prisão por "ameaças à segurança de Estado". Pouco antes, o canal ABC News informou sobre a libertação de Gross e que ele já estava a caminho de seu país.

Instantes depois da divulgação da notícia, tanto a Casa Branca quanto Havana anunciaram, separadamente, que os presidentes americano Barack Obama e cubano Raúl Castro farão um pronunciamento sobre as relações dos dois países às 15 horas de Brasília.



A situação de Gross, detido em 2009 e condenado em 2011, era vista como o principal obstáculo para uma normalização das relações entre os dois países. Cuba também concordou em libertar 53 presos políticos, e essas libertações já teriam começado, segundo informou um funcionário americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação