Mundo

ONU se declara pronta para ajudar na aproximação entre EUA e Cuba

Obama assinalou que já é hora de acabar com 'um enfoque antiquado sobre a ilha comunista'

Agência France-Presse
postado em 17/12/2014 16:09
Nações Unidas- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou calorosamente nesta quarta-feira (17/12) a decisão de Washington e Havana de normalizar suas relações e ofereceu a ajuda da ONU.

[SAIBAMAIS]"As Nações Unidas estão prontas para ajudar esses dois países a desenvolver suas relações de boa vontade", afirmou Ban em coletiva de imprensa.

O presidente Barack Obama anunciou nesta quarta-feira (17/12) um novo capítulo nas relações entre os Estados Unidos e Cuba, assinalando que já é hora de acabar com "um enfoque antiquado sobre a ilha comunista".

"Através dessas mudanças, tentamos criar mais oportunidades para os povos americanos e cubanos e iniciar um novo capítulo", afirmou.



Falando em cadeia nacional, Obama também anunciou que os Estados Unidos vão revisar a designação de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo e que vai discutir no Congresso a suspensão do embargo aplicado contra Havana, destacando que isolar a ilha não atingiu seus objetivos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação