Mundo

Afegãos xiitas lutam junto ao regime sírio contra insurgentes

Os afegãos são majoritariamente sunitas, mas cerca de um quinto da população do país é xiita

Agência France-Presse
postado em 17/12/2014 19:44
Beirute- Milicianos xiitas afegãos lutam na Síria junto com o regime de Bashar al-Assad, informou nesta quarta-feira (17/12) o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede na Grã-Bretanha, sem informar o número de combatentes.

Os afegãos são majoritariamente sunitas, mas cerca de um quinto da população do país é xiita. "Milicianos afegãos xiitas estiveram lutando há vários meses com o exército de Bashar al-Assad, em particular nos arredores de sítios religiosos xiitas" próximos a Damasco, disse o OSDH.

"Depois começaram a lutar junto com as tropas do regime em toda Síria, especialmente na província de Aleppo, no norte", explicou.



Na cidade de Aleppo (norte), 16 combatentes favoráveis ao regime, incluindo afegãos, morreram em um confronto na noite de terça-feira na região de Malah, ao norte da cidade de Aleppo.

"Claramente, estes combatentes afegãos têm motivações confessionais", estimou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman. Combatentes estrangeiros foram à Síria para apoiar as diferentes partes em conflito desde março de 2011, quando Assad reprimiu as primeiras manifestações opositoras, propiciando o atual conflito armado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação