Mundo

Ataque de guerrilha deixa dois mortos e três feridos na Colômbia

Os guerrilheiros conseguiram fugir e neste momento o Exército coordena uma ofensiva na zona para encontrá-los

Agência France-Presse
postado em 18/12/2014 17:43
Bogotá- Dois soldados morreram e três civis ficaram feridos nesta quinta-feira (18/12) em meio um ataque contra tropas militares no departamento de Arauca, atribuído à guerrilha ELN pelas autoridades.

Segundo um comunicado do Exército, na manhã desta quinta-feira (18/12), tropas da Décima Oitava Brigada foram atacadas por integrantes do ELN, o Exército de Libertação Nacional da Colômbia. O ataque com armas de fogo ocorreu na localidade de La Esmeralda, onde os militares realizaram uma operação de controle, de acordo com o texto.

Os guerrilheiros conseguiram fugir e neste momento o Exército coordena uma ofensiva na zona para encontrá-los. Os três feridos são camponeses locais, que "estão em um centro assistencial lutando por suas vidas", acrescentou o comunicado.

O Exército de Libertação Nacional é a segunda guerrilha do país depois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e conta com aproximadamente 2.500 rebeldes, segundo números oficiais.

Em junho deste ano, o ELN anunciou que mantinha diálogos preliminares com o governo com o objetivo de instalar uma mesa de paz, paralela a que se desenvolve desde novembro de 2012 em Cuba com as Farc.



A Colômbia vive um conflito armado de mais de meio século em que participaram guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita, forças militares e grupos de narcotraficantes, deixando aproximadamente 220 mil mortos e 5,3 milhões deslocados, segundo números oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação