Mundo

Canadá anuncia que adotará novas sanções contra Rússia por Ucrânia

A proibição de viajar ao Canadá afeta, principalmente, os membros da Duma - a Câmara de Deputados russa - e os ministros da "pretendida República Popular de Donetsk"

Agência France-Presse
postado em 19/12/2014 20:17
O Canadá anunciou nesta sexta-feira a adoção de novas sanções contra a Rússia por seu apoio aos rebeldes do leste da Ucrânia, que envolvem os setores petroleiro, gasífero e a proibição sobre 20 dirigentes políticos russos e separatistas ucranianos de pisar no território canadense.

A proibição de viajar ao Canadá afeta, principalmente, os membros da Duma - a Câmara de Deputados russa - e os ministros da "pretendida República Popular de Donetsk", no leste da Ucrânia, precisou o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

Leia mais notícias em Mundo

"O Canadá não aceitará a ocupação ilegal da Crimeia e a atividade militar persistente e provocadora no leste da Ucrânia", explicou Harper em seu comunicado, no qual não descarta novas sanções "se for o caso".

Ottawa decidiu também restringir a exploração e a extração de petróleo no Ártico e em águas profundas, acompanhando "as medidas análogas adotadas por União Europeia e Estados Unidos".

A economia russa repousa na vitalidade de seu setor gasífero e petroleiro.

As novas restrições proíbem "a exportação, venda, abastecimento e entrega de uma relação de bens à Rússia, do mesmo modo que "serviços financeiros, técnicos e outros ligados aos bens envolvidos na proibição".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação