Agência France-Presse
postado em 21/12/2014 16:57
A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos realizou 12 ataques aéreos contra alvos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no norte da Síria - anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), neste domingo, (21/12). "Pelo menos 12 ataques alcançaram posições e depósitos de armas do EI em zonas, as quais ainda não haviam sido atacadas até agora", afirmou o OSDH, com sede na Grã-Bretanha.[SAIBAMAIS]O OSDH garantiu que vários jihadistas morreram, mas não especificou quantos."Esses ataques podem ajudar os rebeldes da Frente Al-Nusra em sua luta contra o EI", declarou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, lembrando que, com frequência, há confrontos nas áreas atacadas entre o EI e seus rivais - sejam membros de grupos rebeldes, sejam da Al-Nusra, o braço sírio da rede Al-Qaeda.
Os ataques aéreos foram lançados no norte da província de Aleppo, na região de Madajen, situada entre Dabiq, um bastião jihadista, e a localidade de Marea, controlada pelos rebeldes.
Considera-se que, desde o lançamento da campanha aérea da coalizão liderada pelos EUA, em agosto passado, o EI, que domina parte da Síria e do Iraque, tenha perdido terreno e sofrido um maior número de baixas.
Em 40 dias, entre outubro e novembro, cerca de dois mil ataques deixaram mais de 500 mortos - estima o OSDH.