Agência France-Presse
postado em 22/12/2014 17:49
Kiev- As negociações de paz entre rebeldes pró-Moscou e Kiev serão em Minsk, na quarta (24/12) e sexta-feiras (26/12) - anunciou nesta segunda (22/12) o presidente ucraniano, Petro Porochenko, após uma conversa por telefone com os chefes de Estado russo, alemão e francês."Os chefes de Estado combinaram que as próximas reuniões do grupo tripartite de contato (composto por Ucrânia, Rússia e OSCE) em Minsk acontecerão na quarta e na sexta-feira desta semana", informou a nota divulgada pela presidência ucraniana.
[SAIBAMAIS]Sem confirmar os encontros, o governo francês divulgou um comunicado, pedindo progressos concretos de forma "urgente" dos acordos prévios de paz de Minsk, assinados em setembro. Esses acordos preveem, em particular, a criação de uma linha de demarcação, a retirada das armas pesadas e uma troca de prisioneiros.
Um dos líderes separatistas da autoproclamada República Popular de Donetsk, Denis Puchilin, confirmou que os rebeldes estão dispostos a participar de uma nova rodada de negociações. Outro porta-voz de uma região vizinha que também se declarou independente - Lugansk - disse estar pronto para integrar o diálogo, quando for convidado.