Mundo

Líbia: próxima reunião de diálogo é marcada para em 5 de janeiro

O anúncio foi feito por diplomatas das Nações Unidas

Agência France-Presse
postado em 23/12/2014 21:46
Uma nova rodada de conversas de paz para pôr fim aos combates na Líbia será realizada em 5 de janeiro, depois que as facções em conflito acertaram um "mapa de rota" - anunciaram diplomatas da ONU, nesta terça-feira.

O acordo para resolver o conflito "se articula em três pontos" - informou o embaixador do Chade na ONU, Mahamat Zene Cherif, após uma reunião a portas fechadas.

[SAIBAMAIS]O Chade assume este mês a presidência rotativa do Conselho de Segurança.

O diplomata chadiano não indicou quais são os três pontos, mas disse que um deles é "um governo de união nacional composto de representantes de ambos os campos".

Leia mais notícias em Mundo


Segundo outro diplomata da ONU, também se prevê "um cessar-fogo e uma retirada das milícias", assim como o desarmamento dos beligerantes.

O chefe da Missão da ONU na Líbia (UNSMIL, na sigla em inglês), Bernardino Leon, manifestou sua "profunda preocupação" diante da deterioração da segurança nesse país africano, em uma mensagem gravada em vídeo. Leon pediu um "cessar-fogo imediato" e que "ambas as partes retomem o diálogo".

Uma primeira reunião de diálogo entre as partes em conflito na Líbia aconteceu em setembro, sem resultados. Outro encontro foi realizado em dezembro, depois de haver sido adiado em diferentes ocasiões.

A Líbia se encontra mergulhada no caos desde a queda do ditador Muammar Khadafi, após oito meses de guerra civil em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação