Mundo

Dissidentes convocam unidade após reconciliação entre Cuba e EUA

Texto foi assinado por 30 membros da oposição, entre eles a blogueira Yoani Sánchez

Agência France-Presse
postado em 24/12/2014 07:44
Havana, Cuba - Vários opositores cubanos convocaram, na terça-feira (23/12), o fortalecimento "da unidade na diversidade" da dissidência para promover uma "mudança democrática" na ilha, após a histórica reconciliação entre Cuba e Estados Unidos. "Isso põe fim ao pretexto e à narrativa oficial de lugar sitiado (pelos Estados Unidos), motivo pelo qual devemos nos concentrar na mudança democrática em Cuba", disseram os opositores, em nota publicada no portal 14ymedio, dirigido pela blogueira Yoani Sánchez.

[SAIBAMAIS]"Convocamos que se fortaleça a unidade na diversidade alcançada até agora, qualquer que seja o critério que tenhamos sobre isso e mantenhamos a serenidade e o respeito", completa o texto, assinado por 30 membros da oposição, entre eles a própria blogueira, Guillermo Fariñas e Elizardo Sánchez.



Essa foi a primeira declaração conjunta de opositores cubanos, depois que os presidentes Raúl Castro e Barack Obama anunciaram, simultaneamente, em 17 de dezembro passado, a normalização das relações diplomáticas bilaterais, após 18 meses de contatos secretos. "Esperamos que as próximas negociações (entre Cuba e Estados Unidos) aconteçam com maior transparência e levando em conta todos os atores da sociedade cubana (...)", insistiu a oposição.

A declaração foi aprovada em um foro, do qual participaram "30 ativistas de diferentes tendências", para traçar "uma posição comum frente ao novo cenário que se abriu com a retomada das relações com os EUA", segundo o portal. "Consideramos que a pressão dos democratas cubanos dentro e fora da Ilha contribuiu de forma substantiva para a criação desse novo cenário", avaliaram os ativistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação