Mundo

Atentado contra combatentes antijihadistas no Iraque deixa 21 mortos

O ataque, que deixou 48 feridos, aconteceu perto de uma base militar na área de Madaen

Agência France-Presse
postado em 24/12/2014 10:07

Bagdá - Um homem-bomba matou nesta quarta-feira (21/12) combatentes que lutam contra o grupo Estado Islâmico (EI) ao detonar sua carga em uma área ao sul e Bagdá. O ataque, que deixou 48 feridos, aconteceu perto de uma base militar na área de Madaen, ao sul da capital do Iraque, onde integrantes das milícias antijihadistas Sahwa estavam reunidos para receber os salários.

O atentado não foi reivindicado, mas este tipo de ação é executado com frequência por jihadistas sunitas, principalmente do grupo EI. Os jihadistas do EI iniciaram uma ofensiva em junho e assumiram o controle de regiões sunitas do Iraque. As forças do governo, com predominância de xiitas, tentam reconquistar as áreas com a ajuda de combatentes sunitas e curdos, além do apoio de ataques aéreos da coalizão internacional.


Leia mais notícias em Mundo


Recrutadas entre as tribos locais, as Sahwa são milícias sunitas criadas em 2006 pelo exército americano para lutar contra a Al-Qaeda. Ajudaram a reduzir a violência de forma significativa e atualmente combatem o EI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação