Mundo

Policial branco mata jovem negro em cidade próxima de Ferguson

A polícia de Saint Louis afirmou em um comunicado que um oficial da cidade de Berkeley "deu vários tiros" depois que um homem "sacou uma arma e apontou para o oficial"

Agência France-Presse
postado em 24/12/2014 10:19
Washington - A polícia anunciou nesta quarta-feira (24/12) que matou um adolescente afro-americano em uma cidade próxima de Ferguson, Missouri, onde um policial matou um jovem negro desarmado em agosto, o que provocou protestos durante várias semanas em várias regiões dos Estados Unidos.

A polícia do condado de Saint Louis afirma em um comunicado que um oficial da cidade de Berkeley "deu vários tiros" depois que um homem "sacou uma arma e apontou para o oficial". "Temendo por sua vida, o oficial de Berkeley deu vários tiros, atingindo o indivíduo e ferindo de maneira mortal", afirmou o porta-voz da polícia, Brian Schellman.

O tiroteio aconteceu em um posto de gasolina na noite de terça-feira, quando o oficial estava em uma patrulha de rotina. A polícia informou na manhã desta quarta-feira que o jovem morto ainda não foi identificado e que um segundo suspeito fugiu do local.

Em agosto, a morte de um jovem negro por um policial em Missouri provocou protestos durante várias semanas nos Estados Unidos

As autoridades anunciaram que recuperaram uma arma curta depois do incidente, que está sendo investigado. O canal de televisão local KMOV informou que dezenas de moradores indignados enfrentaram a polícia no local.

Esta é a mais recente de uma série de ações policiais que terminaram com a morte de afro-americanos, o que provoca muitos protestos no país contra a forma como a polícia americana atua ante integrantes da comunidade negra, que se considera vítima de racismo.

A atual onda de incidentes teve início com a morte em agosto do jovem Michael Brown, atingido por tiros por um policial branco na cidade de Ferguson, subúrbio de St. Louis.



A respeito da morte de Brown, a polícia de Los Angeles abriu uma investigação preliminar sobre uma canção racista contra o jovem, interpretada por um ex-policial durante um evento de caridade.

O site de notícias sobre celebridades TMZ revelou a existência de um vídeo filmado durante o jantar organizado por um ex-policial. A canção diz frase como "Michael Brown é mau" e "seu cérebro estava espalhado no chão".

Segundo o TMZ, "o policial aposentado Joe Myers organizou um torneio de golfe de caridade na semana passada e um jantar pouco depois". Durante o evento, diante de quase 50 pessoas, "Gary Fishell, um detetive particular e ex-policial federal, cantou a música racista".

Um porta-voz da polícia de Los Angeles (LAPD) afirmou à AFP que trata de "um detetive aposentado desde 2007 da LAPD" e que a polícia abriu uma "investigação preliminar para saber se havia policiais da ativa presentes no jantar de caridade e se tiveram um comportamento ruim". Neste caso será aberta uma investigação oficial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação