Mundo

Palestinos apresentam emendas a seu projeto de resolução na ONU

As mudanças indicam que apenas a parte oriental de Jerusalém, ocupada e anexada por Israel, será a capital do Estado palestino.

Agência France-Presse
postado em 24/12/2014 15:14
O chefe dos negociadores palestinos, Saeb Erakat, anunciou nesta quarta-feira oito emendas a seu projeto de resolução apresentado ao Conselho de Segurança da ONU, em que é pedido o fim da ocupação israelense.

As mudanças indicam que apenas a parte oriental de Jerusalém, ocupada e anexada por Israel, será a capital do Estado palestino.

[SAIBAMAIS]Além disso, foi acrescentado que a ocupação e a anexação de Jerusalém Oriental tem legalidade "nula e sem valor", explicou o responsável pela negociação em coletiva de imprensa em Ramallah, na Cisjordânia ocupada.

Na semana passada, os palestinos enviaram ao Conselho de Segurança uma resolução a fim de chegar a um acordo de paz com Israel antes de um ano, e à retirada israelense dos territórios ocupados antes de 2018.

A Liga Árabe apoiou este texto e a Jordânia, que representa o bloco árabe no Conselho, a apresentou. Agora, os palestinos podem solicitar, por meio dos jordanianos, a votação do documento, mas se espera que os Estados Unidos a impeça, recorrendo ao seu direito a veto.

Erakat afirmou que a votação acontecerá antes do fim do ano, previsão que diplomatas e observadores julgam bastante improvável.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação