Mundo

Rebeldes anunciam acordo com Kiev sobre a troca de prisioneiros

"É possível que a troca seja feita neste fim de semana", cogitou Igor Plotnitski

Agência France-Presse
postado em 25/12/2014 13:41
Os rebeldes pró-russos do leste da Ucrânia anunciaram nesta quinta-feira um acordo com o governo ucraniano, após as negociações da véspera em Minsk, para realizar uma troca de prisioneiros.

"Há um acordo", afirmou o presidente da autoproclamada República de Lugansk, Igor Plotnitski, citado pela agência russa Ria-Novosti. A negociação acontece para libertar 225 ucranianos em poder dos separatistas em troca de 150 rebeldes presos pelas autoridades ucranianas.

"É possível que a troca seja feita neste fim de semana", acrescentou Plotnitski.

Informações similares foram divulgadas na imprensa citando seu homólogo na autoproclamada República de Donetsk, Alexander Zakhartshenkode.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Embora não tenha havido confirmação imediata pelo lado ucraniano, Markian Lubkivski, um alto funcionário dos serviços de segurança ucranianos (SBU), disse à AFP que os números de 225 e 150 prisioneiros foram discutidos nas negociações com os rebeldes antes do encontro em Minsk.

"Esperamos que haja uma grande troca em breve e que outras a sucedam", disse Lubkivski.

"Estamos levando-os (os prisioneiros rebeldes) a um centro regional e estamos prontos para trocá-los uma vez que a outra parte também esteja disposta", confirmou.

No total, mais de 680 ucranianos se encontram em poder dos separatistas, informou o funcionário, assegurando que Kiev é favorável a uma troca de "todos por todos".

As discussões de quarta-feira, das quais participaram porta-vozes ucranianos e rebeldes, assim como representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e da Rússia, duraram mais de cinco horas.

Na saída do encontro, que retomou o processo de paz de um conflito que já deixou mais de 4.700 mortos, os insurgentes admitiram que as negociações são "difíceis" e explicaram que não há data prevista para prosseguir com as negociações, mas que elas devem continuar na sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação