Agência France-Presse
postado em 25/12/2014 15:44
Banda Aceh - Dez anos depois do tsunami que matou 220.000 pessoas e atingiu as zonas costeiras de 14 países no sudeste asiático, milhares de pessoas participaram nesta quinta-feira de uma cerimônia na província indonésia de Aceh, epicentro do desastre.
Religiosos muçulmanos, sobreviventes do tsunami e os integrantes das equipes de resgate assistiram a uma celebração que reuniu cerca de 7.000 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, na mesquita de Baiturrahman, em Banda Aceh.
Leia mais notícias em Mundo
"O tsunami provocou uma tristeza profunda aos habitantes de Aceh que perderam seus entes queridos", declarou o governador da província, Zaini Abdulah, diante da multidão reunida na mesquita de Baiturrahman, um dos poucos prédios que resistiu ao abalo do terremoto que deixou 170.000 mortos e desaparecidos no país.
Ele agradeceu aos indonésios e à comunidade internacional pela ajuda, que permitiu que Aceh "volte a se levantar".
No dia 26 de dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9,3 na escala Richter provocou uma série de ondas gigantescas que atingiram a costa da Indonésia, e chegaram a países como Tailândia, Sri Lanka e Somália.
Outras cerimônias são esperadas para sexta-feira de manhã, em Aceh, onde as ondas chegaram primeiro, e na Tailândia, onde milhares de velas devem ser acesas nas praias turísticas de Phuket e Khao Lak.
Também haverá eventos no Sri Lanka e em várias capitais europeias, em memória dos estrangeiros que morreram na tragédia.