Mundo

Ataque com explosivo contra mesquita deixa cinco feridos na Suécia

Em janeiro, suásticas foram pintadas na porta de uma mesquita da cidade e em dezembro de 2013, neonazistas atacaram um protesto contra o racismo na capital

Agência France-Presse
postado em 25/12/2014 16:59
Bombeiros tentam deter o fogo no interior da mesquita em Estocolmo

Estocolmo
- Um incêndio criminoso em uma mesquita no centro da Suécia deixou cinco feridos nesta quinta-feira de acordo com a polícia. O país vive um momento de ascensão da extrema direita.

"Alguém jogou um projétil por uma janela, incendiando o interior (da mesquita)", disse Lars Franzell um porta-voz da polícia.

"Havia entre 15 e 20 pessoas na mesquita situada em Eskilstuna, a 90 quilômetros de Estocolmo", acrescentou.

O país, famoso por receber refugiados estrangeiros, observou a mudança de seu cenário político em dezembro, quando o partido de extrema direita Democratas Suecos, terceira força parlamentar da Suécia, apoiou um projeto de orçamento de centro-direita, obrigando o governo de esquerda a antecipar a convocação das eleições legislativas.

Leia mais notícias em Mundo


De acordo com a polícia, a mesquita atacada fica no térreo de edifício comercial. O incêndio começou no início da tarde.

"O ódio pelos estrangeiros cresceu", disse o diretor da associação de muçulmanos da Suécia, Omar Mustafa, à rádio pública SR.

A polícia abriu uma investigação por incêndio criminoso com circunstâncias agravantes, mas não há suspeitos até o momento.

Os feridos tiveram que ser hospitalizados por intoxicação, cortes e fraturas.

Em janeiro, suásticas foram pintadas na porta de uma mesquita em Estocolmo, e em dezembro de 2013, neonazistas atacaram um protesto contra o racismo na capital, em uma ação que resultou em três feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação