Mundo

Governo da Coreia do Norte repatria desertor sul-coreano Ma Sang-Ho

A Cruz Vermelha norte-coreana afirma que ele queria morar na região, por ter sido tratado como doente mental pelo povo do Sul

Agência France-Presse
postado em 26/12/2014 08:46
Seul, Coreia do Sul - A Coreia do Norte enviou nesta sexta-feira (26/12) de volta para a Coreia do Sul um homem que atravessara ilegalmente a fronteira para o país comunista, em uma aparente tentativa de deserção. Ma Sang-Ho, de 52 anos, foi repatriado na localidade fronteiriça de Panmunjom e deve ser interrogado pelas autoridades sul-coreanas, informou o ministério da Unificação de Seul.

[SAIBAMAIS]Ma queria morar no Norte, depois de alegar que foi tratado no Sul como uma "pessoa com transtorno mental", informou a Cruz Vermelha norte-coreana. Não foi informado se Pyongyang rejeitou o pedido.



Mais de 26 mil norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia em 1953, mas as deserções no sentido oposto são raras. Em 2013, Pyongyang repatriou seis sul-coreanos que entraram ilegalmente em seu território entre 2009 e 2012. Em setembro deste ano, outro homem foi repatriado depois de entrar ilegalmente na Coreia do Norte a partir da China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação