Mundo

Obama elogia tropas mobilizadas no Afeganistão antes do fim da missão

Presidente norte-americano fez agradecimentos durante jantar de Natal no Havaí

Agência France-Presse
postado em 26/12/2014 08:51
Kaneohe, Estados Unidos - O presidente americano, Barack Obama, elogiou a "extraordinária dedicação e sacrifício" dos combatentes mobilizados no Afeganistão, em um discurso de Natal para as tropas no Havaí, a poucos dias do fim da missão da Otan no país asiático. Depois de passar o Natal com família em seu tradicional recesso de fim de ano no Havaí, seu estado natal, Obama e a primeira-dama, Michelle, visitaram uma base de marines.

O presidente americano pegou o microfone para agradecer aos militares por seu

[SAIBAMAIS]Durante um jantar de Natal, o presidente americano pegou o microfone para agradecer aos militares por seu "extraordinário trabalho", que segundo ele é o que permite aos Estados Unidos entregar o comando da missão de segurança às forças afegãs. "Estamos em uma guerra contínua há 13 anos. Na próxima semana vamos encerrar nossa missão de combate no Afeganistão", disse Obama à tropa, que aplaudiu o presidente.



A Otan conclui em 31 de dezembro uma mobilização militar que começou em 2001 para lutar contra os talibãs, que em 2001 chegou a contar com um contingente de quase 140 mil militares. Neste mês, a Organização do Tratado do Atlântico Norte realizou uma cerimônia na principal base de operações, no aeroporto de Cabul, para marcar o fim da missão de combate.

Após a saída da maior parte das tropas, o país contará a partir de janeiro com 12.500 soldados que atuarão como instrutores, o que provoca preocupações sobre a segurança no país, após uma onda de ataques dos talibãs.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação