Mundo

Libertado soldado do Exército colombiano que estava em poder das Farc

Na última quinta-feira, as Farc já tinham informado sobre a ativação do protocolo humanitário especial para libertar o soldado

Agência France-Presse
postado em 26/12/2014 17:28
Um soldado do Exército colombiano que estava em poder da guerrilha comunista das Farc foi libertado nesta sexta-feira na zona rural do departamento (estado) do Cauca, sudoeste da Colômbia, informou o grupo insurgente.

"O soldado Carlos Becerra Ojeda foi libertado no dia de hoje por guerrilheiros da coluna Jacobo Arenas, das Farc. O fato ocorreu na zona rural do município de Jambaló (Cauca)", informou o grupo rebelde em um comunicado, publicado na página da internet pazfarc-ep.org.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Na quinta-feira, as Farc já tinham informado sobre a ativação do protocolo humanitário especial para libertar o soldado do Exército, que tinha sido capturado dias antes também no estado do Cauca.

"Informamos ao país que, no dia de hoje, pôs-se em marcha o protocolo humanitário especial para a libertação do soldado profissional Carlos Becerra Ojeda, capturado em combate, em 19 de dezembro passado, no departamento do Cauca" - informou a delegação de paz das Farc em um comunicado divulgado em Havana.

O texto acrescentava que o militar seria libertado "nos próximos dias".

No final de novembro, as Farc já haviam libertado o general do Exército Rubén Darío Alzate. Sua captura, junto com outras duas pessoas, provocou a suspensão temporária das negociações de paz, processo em andamento entre a guerrilha e o governo colombiano desde novembro de 2012.

Os diálogos de Havana transcorrem sem um cessar-fogo bilateral na Colômbia, já que o presidente Juan Manuel Santos argumenta que a guerrilha poderia usá-lo para se fortalecer militarmente.

Meio século depois, o conflito na Colômbia já deixou cerca de 220 mil mortos e 5,3 milhões de deslocados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação