Mundo

Força Aérea da Líbia ataca as milícias islâmicas em Misrata

Estes são os primeiros após a queda do coronel Muanmar Kadhafi, em 2011

Agência France-Presse
postado em 28/12/2014 20:38
A Força Aérea líbia atacou neste domingo, pela primeira vez, posições das milícias islâmicas na cidade de Misrata, de onde procedem muitos milicianos que se apoderaram de Trípoli, a capital, segundo uma fonte militar.

Estes ataques contra a terceira cidade do país, 200 km a leste de Trípoli, são os primeiros após a queda do coronel Muanmar Kadhafi, em 2011, e o início das lutas de poder entre milícias rivais, que afundaram o país no caos.

Segundo testemunhas interrogadas pela AFP, estes ataques, que não deixaram vítimas, tiveram como alvo a Academia da Aviação, perto do aeroporto de Misrata, o porto da cidade e uma instalação siderúrgica.

[SAIBAMAIS]Esta ofensiva foi uma resposta às novas tentativas de ataques lançados na manhã deste domingo por milicianos do Fajr Libia contra o terminal petrolífero de Al-Sedra, do qual tentam se apoderar desde quinta-feira, segundo o porta-voz do comando das forças armadas líbias, o coronel Ahmed Mesmari.

Leia mais notícias em Mundo


A Força Aérea atacou Misrata porque o avião que bombardeou o terminal de Al-Sedra decolou desta cidade, explicou o coronel Mesmari.

Al-Sedra é um dos terminais do "crescente petroleiro" líbio, integrado ainda por Ras Lanuf e Brega, os três mais importantes do país.

Ao menos sete dos 19 tanques de petróleo de Al-Sedra foram incendiados durante os ataques dos milicianos islâmicos contra o terminal, mas os bombeiros conseguiram apagar as chamas em quatro tanques.

A Líbia vive um clima de caos desde a queda de Muamar Khadafi em 2011, após oito meses de conflito. Atualmente, o país tem dois governos que disputam o poder: um, ligado às milícias islâmicas; e outro, reconhecido pela comunidade internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação