Mundo

Estados Unidos realizam ataque aéreo contra líder de rebeldes somalis

O ataque foi realizado após a decisão do chefe de Inteligência dos shebab, Zakariya Ismail Ahmed Hersi, de se entregar ao governo e à força da União Africana

Agência France-Presse
postado em 29/12/2014 21:37
As forças americanas realizaram nesta segunda-feira um ataque aéreo contra um líder dos rebeldes islâmicos shebab, na região de Saakow, no sul da Somália, informou o Pentágono, sem dar detalhes sobre o resultado da missão. "O alvo do ataque era um alto dirigente dos shebab", explicou o Pentágono em um comunicado. O texto não informa a identidade do alvo.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]"Ainda estamos avaliando os resultados da operação", informou o porta-voz do Pentágono, almirante John Kirby. O ataque foi realizado após a decisão do chefe de Inteligência dos shebab, Zakariya Ismail Ahmed Hersi, de se entregar ao governo e à força da União Africana.

Hersi se entregou na região de Geddo, na fronteira com Quênia e Etiópia, e atualmente está detido, segundo fontes oficiais. Ahmed Abdi Godane, o principal líder dos shebab, morreu em um ataque aéreo americano em setembro. A Somália está atolada na guerra civil e carece de uma autoridade central desde a queda do regime autoritário do presidente Siad Barre, em 1991. Desde então, milíciais dos senhores da guerra, grupos armados islâmicos e bandos de criminosos comuns dividem o controle de várias zonas do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação